sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sabesp do Litoral Norte inicia Projeto Futurágua 2011

A Superintendência da Sabesp no Litoral Norte iniciou os trabalhos para colocar em prática o Projeto Futurágua 2011. Nesta sexta-feira (25/02), os monitores receberam treinamento na ETA Porto Novo, em Caraguá, para atuar nas escolas

O Projeto Futurágua terá início no próximo dia 03 de março de 2011. Serão oito meses de atuação (março a novembro) e serão beneficiados 3.240 alunos de 47 escolas da rede municipal das quatro cidades do Litoral Norte.


Os educadores levarão informações e orientações relativas ao uso racional da água e preservação dos nossos mananciais. Em 2010, o programa formou 3.096 crianças de 8 a 10 anos da rede municipal de ensino do Litoral Norte.

Ao longo deste ano, a equipe de educação ambiental da Sabesp promoveu encontros para capacitar alunos e professores das 40 escolas beneficiadas com o projeto.
Segundo Talita Guimarães, coordenadora do Futurágua no Litoral Norte, o objetivo do programa é criar agentes multiplicadores e sensibilizá-los sobre a importância da água para a vida e a necessidade de implementar boas práticas de uso racional.
 Crianças recebem orientação sobre educação ambiental

O Futurágua foi desenvolvido em 1999 por profissionais da Sabesp especialistas em educação sanitária e ambiental, contando com assessoria pedagógica e parceria de escolas em todo o Estado de São Paulo.

Com um enfoque multidisciplinar, o programa proporciona uma abordagem direcionada e integrada com temas como: meio ambiente, história, química, física, ciência, geografia e ecologia, afim de formar futuros adultos conscientes e pró-ativos na defesa do nosso maior patrimônio, a água.

Sua aplicação é feita com os alunos do 4º ano (antiga 3ª série do ensino fundamental). A didática é adequada à faixa etária e são utilizadas técnicas de ensino e materiais diversos, como painéis informativos, vídeos, músicas, experiências em laboratórios, folhetos explicativos, dramatizações e estudos do meio, como visitas às Estações de Tratamento de Água.

Segundo o servidor da Divisão da Sabesp de Caraguá, Jairo Pinto de Moraes, trabalhar com as crianças é muito gratificante. “É muito gostoso. Além de levarmos educação ambiental, acabamos sendo psicólogos das crianças”.
Assessoria de Imprensa da Sabesp - RN /Acácio Gomes 

0 comentários: