quarta-feira, 28 de outubro de 2015

TV: O fim do sinal analógico não é nenhum bicho de sete cabeças


A preocupação aumenta cada dia mais com os constantes alertas sobre o fim do sinal analógico, fazendo com que as pessoas que não possuem sinal digital fiquem em alerta. Mas, você sabe como será finalizado o sinal analógico?

A notícia sobre a extinção do sinal de TV analógico tem gerado muitas preocupações em telespectadores por todo o Brasil, porém, um fato determinante é preciso ser esclarecido: existem dois tipos de sinais analógicos (terrestre e via satélite). O sinal de transmissão terrestre é distribuído através de linhas de torres e fiações, espalhadas por todo o território nacional, até a sua chegada à antena na residência do cliente.

Já no sistema via satélite o sinal é disponibilizado pelas suas emissoras em satélites que ficam localizados na orbita terrestre e a sua transmissão acontece diretamente às antenas parabólicas instaladas nas residências dos clientes. O sinal que será extinto é apenas o de funcionamento via torres de transmissão(terrestre) e que é recepcionado através das tradicionais antenas de varetas (UHF/VHF).

Essa mudança é necessária porque a faixa de 700 MHZ utilizada pela televisão analógica aberta passará a ser usada para o sistema 4G e o desligamento acontecerá de forma gradual, com início programado para o dia 29/11/2015 no município de Rio Verde - GO e seguindo até o ano de 2018 para as outras regiões do país. No entanto, para que o desligamento ocorra de fato, é preciso que 93% dos domicílios do município estejam aptos a receber o sinal digital.

As pesquisas para aferir esse porcentual serão feitas pouco antes da data de desligamento e, caso a taxa não seja atingida, esse cronograma pode até ser estendido. A linha de receptores da marca Elsys possui seu funcionamento exclusivamente através do sistema via satélite, tanto para os equipamentos de sinal analógico, quanto para os equipamentos de sinal digital e HD.


A recepção do sinal nesse tipo de sistema acontece através de antenas parabólicas (Banda C e Banda KU) e esse sinal, via satélite, permanecerá funcionando normalmente sem qualquer previsão de alterações nesse sistema. Assistir televisão é uma forma de entretenimento. (Fonte: www.dino.com.br)

0 comentários: