quinta-feira, 14 de março de 2013

Ubatuba: Maurício se mobiliza para transformar Gastão Madeira em aeroporto regional

A pista do Aeroporto Gastão Madeira 
tem 940 metros de comprimento e largura de 30 metros
As cidades do Litoral Norte já brigam alguns anos para pleitear a construção de aeroporto regional. Áreas foram oferecidas em Caraguatatuba e até na Costa Sul de São Sebastião. Mas quem deve entrar firme na briga para ter a unidade aeroviária é Ubatuba. O prefeito Maurício Moromizato (PT) confirmou a reportagem do Imprensa Livre que iniciou diálogos com órgãos fiscalizadores e com o governo federal.
Somente nesta semana, Maurício se encontrou com representantes do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

“A Petrobras tem o interesse em operar algumas atividades utilizando o aeroporto, mas sabemos que são necessárias algumas adequações. Vamos potencializar essa ideia e discutir com as autoridades no assunto. Temos a exploração do pré-sal aí e queremos colher receitas para o município”, disse.
Mas o prefeito fez questão de frisar que o aeroporto será mais um equipamento de desenvolvimento regional. “Teremos de pensar também no movimento comercial, oferecendo vantagens para atrair as empresas aéreas. O Litoral Norte tem muitas belezas para mostrar aos turistas”, citou.

Maurício foi além e disse pensar em um sistema modal diferenciado no Litoral Norte. “Queremos um aeroporto regional, mas estamos brigando pela duplicação entre Caraguá e Ubatuba, a duplicação entre Ubatuba e Paraty, melhorias na Oswaldo Cruz e até podemos pensar em modelos de transporte aquaviário”, esclarece.

Com uma pista de 940 metros de comprimento e largura de 30 metros, o Aeroporto Gastão Madeira atualmente faz mais de cinco mil operações ao ano, entre pousos e decolagens de aeronaves de pequeno porte. No local, há banco, posto de abastecimento de combustível, e locadora de veículos. A unidade é administrada pelo Daesp.
Fonte: Imprensa Livre/ Acácio Gomes
Caraguablog/JFPr

0 comentários: