quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Na penúltima sessão do ano, Vereadores da Ilha aprovam homenagens


A Câmara Municipal de Ilhabela aprovou três moções de congratulações. Confira:


Viveiro Aroeira recebe Moção de Louvor

O Viveiro Municipal de Mudas Aroeiras, mantido pela secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Ilhabela, recebeu Moção de Louvor da Câmara na sessão Ordinária da última terça-feira (8/12) pelos relevantes serviços prestados ao município. A iniciativa foi do vereador Luiz Paladino de Araújo – Luizinho da Ilha (PCdoB) e aprovada por unanimidade.

A unidade, com 31 funcionários é responsável pela realização de serviços paisagísticos no município, incluindo a confecção de jardins em canteiros centrais, praças, prédios públicos e produção de mudas ornamentais, além do planejamento das manutenções e dos projetos do setor.

“Podemos afirmar com a grande certeza que as atividades do Viveiro Municipal de Mudas Aroeira são fundamentais para Ilhabela, sendo uma ferramenta importante para promover as belezas da cidade, tanto por propagar a preservação das florestas, como para criar jardins que combinem com a beleza dessa ilha que faz jus ao nome”, declarou o vereador Luizinho (PTdoB).

Durante a discussão da matéria, os vereadores Gracinha Ferreira (PSD) e Sampaio Junior (PROS) fizeram uso da palavra para parabenizar o vereador Luizinho (PCdoB) pela iniciativa e também à equipe do Viveiro pelo trabalho realizado. “Acho que o grande cartão de visitas dessa equipe é a praça central de Ilhabela, que há mais de 20 anos morando na ilha nunca a vi tão bem feita como agora”, disse Sampaio (PROS). “Parabéns por deixar nossa cidade mais bonita e mais florida”, completou Gracinha (PSD).

Jornalista é homenageado por ações de combate às drogas

O jornalista Fernando Siqueira foi homenageado com Moção de Louvor na sessão Ordinária da última terça-feira (8/12) na Câmara de Ilhabela, pelos relevantes serviços prestados ao município no combate às drogas. A iniciativa foi da vereadora Dra. Rita Gomes (PTdoB) e aprovada por unanimidade.

Natural de Bauru, no interior de São Paulo, Fernando Siqueira sempre frequentou Ilhabela e mudou-se para o município em 2003, inserindo-se ativamente na vida social do município, atuando como membro ativo de vários Conselhos Municipais, entre eles da Assistência Social, do Idoso, da Cultura e no Conselho Municipal de Drogas, onde ocupa o cargo de Presidente, destacando-se nas ações de prevenção e combate às drogas.

Como membro do Lions Clube de Ilhabela, ajudou a implantar nas escolas municipais o Lions Quest, programa de habilidades para a vida e prevenção ao uso de drogas. Além da prevenção, o jornalista trabalha para recuperação dos dependentes, buscando tratamento e internação, bem como ajuda para reinserção social.

Em 2004 lançou o livro “Drogas e Liberdade”, pela editora Scortecci, onde aborda uma visão ampla da necessidade de se fixarem líderes nas mais variadas esferas da sociedade para atuação no combate às drogas.

Entusiasta da imprensa, com passagens pelo jornal Adamantinense e Rádio Brasil, em Adamantina (SP), Rádio e Jornal Tribuna do Povo em Dracena (SP), Rádio Bandeirantes, jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, a Gazeta Esportiva e Diários Associados, formou-se em Direito em 1974 pela primeira turma da Faculdade de Direito da Alta Paulista, em Tupã. Em Ilhabela é diretor do Jornal Canal Aberto.

“O trabalho desenvolvido por Fernando Siqueira é relevante e merece o respeito e o reconhecimento de todos, sendo a Moção de Louvor uma forma singela desta Casa de Leis expressar em nome da população que representa, o agradecimento pelos relevantes serviços prestados”, justificou a vereadora Dra. Rita (PTdoB).

A parlamentar Gracinha Ferreira (PSD), também fez uso da palavra para parabenizar a colega pela iniciativa e o homenageado pelas ações desenvolvidas. “É uma pessoa ímpar, que está sempre à disposição para nos ajudar e que sabemos que podemos contar com ele”, disse.

Oficial do Corpo de Bombeiros é reconhecido pelos 30 anos de serviços

A Câmara de Ilhabela concedeu Moção de Louvor ao sargento Paulo Rodrigues Santana, pelos 30 anos de serviços prestados à Corporação da Polícia Militar do Estado de São Paulo na sessão Ordinária da última terça-feira (8/12). A honraria, aprovada por unanimidade, foi uma iniciativa do vereador Cleison Ataulo Gomes – Guarubela (PRB).

Oitavo filho de 11 irmãos, Paulo Rodrigues Santana é nascido em São Sebastião, mas sempre teve raízes em Ilhabela. O oficial cresceu em contato com o Militarismo, já que seu pai, João Magno Santana, foi pracinha na 2ª Guerra Mundial. Da mãe, Jaci da Silva Santana, herdou o gosto pela oração e cresceu em berço evangélico, onde congrega até os dias atuais. Casou-se com Katia do Nascimento Santana, também caiçara, com quem teve dois filhos, Karolyne, 27 e João Magno, 24.

Admitido nas hostes da PM em janeiro de 86, passou seu primeiro ano como guarda da muralha na Casa de Detenção Carandiru e, após esse período foi transferido para o 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior, com sede em Caraguatatuba, quando passou a prestar serviços na base da PM em Ilhabela.

Em 1995 ingressou no 11º Grupamento de Bombeiros, em busca de novos desafios dentro da Polícia Militar, onde descobriu sua vocação. Desse período até os dias atuais só ausentou-se de suas funções profissionais no Litoral Norte quando cursou a Escola de Sargentos na Capital entre os anos de 97 e 2000.

Formado em Pedagogia, Paulo Santana a didática diariamente para lidar com a tropa nos treinamentos quando não estão em combate, bem como na formatação das palestras proferidas a estudantes e entidades do município. Como todo educador, vê na Educação o caminho para um futuro melhor em todas as esferas da sociedade, inclusive na sua Corporação.

Como 1º Sargento, Paulo Santana é o Policial Militar mais graduado na Praça no arquipélago. Em 2010 aceitou o desafio de comandar a recém-inaugurada e tão esperada Base do Corpo de Bombeiros do arquipélago e conquistou o respeito não apenas dos oficiais, mas de toda comunidade, traduzindo em sua conduta profissional a máxima “Não basta estar no Bombeiro. Tem que ser Bombeiro”, colecionando, nos últimos 30 anos, inúmeras histórias de vida, salvamento e até mesmo perdas, sempre com o sentimento de dever cumprido.


O vereador Cleison Guarubela (PRB) destacou a importância do trabalho do bombeiro. “Numa sociedade carente de líderes e de heróis, pessoas com a conduta do sargento Paulo nos mostra que ainda é possível acreditar em dias melhores”, finalizou.

0 comentários: