terça-feira, 22 de janeiro de 2013

No dia 24 de janeiro a Igreja comemora o Dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas


Há 12 anos a Diocese de Caraguatatuba homenageia os profissionais de comunicação, mas foi com a chegada do bispo diocesano Dom Altieri que esta confraternização passou a ser realizada no dia 24 de janeiro, antes, por ocasião do Dia Mundial das Comunicações.

No ano passado, os jornalistas tiveram a oportunidade de ouvir a Professora Rosana Manzini sobre Ética na profissão. Este ano a proposta será uma coletiva para a apresentação a JMJ2013 - Jornada Mundial da Juventude e os eventos: Bote Fé , quando as quatro cidades receberão a Cruz e Ícone da Nossa Senhora, símbolos enviados pelo Papa Bento XVI ao Brasil,  e a Semana Missionária que entecede ao grande evento do Rio de Janeiro marcadado para o mês de julho, quando são esperados aproximadamente 2 mil jovens estrangeiros que passarão uma semana no Litoral norte paulista. Uma extensa programação esta sendo preparada para este tempo de festa para a Igreja católica.

A Diocese de Caraguatatuba através do setor de comunicação recebe os profissionais no Maria Jose Buffet, em Caraguatatuba, a partir das 8h30.

História de São Francisco de Sales
Este santo nasceu no Castelo de Sales em 1567. Sua mãe, uma condessa, buscou formá-lo muito bem com os padres da Companhia de Jesus, onde, dentre muitas disciplinas, também aprendeu várias línguas. Muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor. Ao longo da história desse santo muito amado, vamos percebendo o quanto ele buscou e o quanto encontrou o que Deus queria.

Anos mais tarde, São Francisco escreveu “Introdução à vida devota” e, vivendo do amor de Deus, escreveu também o “Tratado do amor de Deus”.

Certa ocasião, atacado pela tentação de desconfiar da misericórdia do Senhor, ele buscou a resposta dessa dúvida com o auxílio de Nossa Senhora e, assim, a desconfiança foi dissipada. Estudou Direito em Pádua, mas, contrariando familiares, quis ser padre. E foi um sacerdote que buscou a santidade não só para si, mas também para os outros.

No seu itinerário de pregações, de zelo apostólico e de evangelização, semeando a unidade e espalhando, com a ajuda da imprensa, a sã doutrina cristã, foi escolhido por Deus para o serviço do episcopado em Genebra. Primeiro, como coadjutor, depois, sendo o titular. Um apóstolo do amor e da misericórdia. Um homem que conseguiu expressar, com o seu amor e a sua vida, a mansidão do Senhor.

Diz-se que, depois de sua morte, descobriu-se que sua mesa de trabalho estava toda arranhada por baixo, porque, com seu temperamento forte, preferia arranhar a mesa a responder sem amor e sem mansidão para as pessoas.

Doutor da Igreja, é fundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana, fundada por Dom Bosco, que se inspirou nele ao adotar o nome [salesiano]. Também é patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e ao conteúdo de seus escritos.

Esse grande santo da Igreja morreu com 56 anos, sendo que 21 deles foram vividos no episcopado como servo para todos e sinal de santidade.

0 comentários: