segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Esclarecendo a todos a polêmica das sacolas plásticas

De uma leitora do Caraguablog
Oi, pessoal!

 Conversando com uma amiga, bióloga da UNIFESP e para a qual eu tb enviei a msg criticando a proibição da distribuição das sacolinhas plásticas nos supermercados, obtive algumas informações que mudaram um pouco minha opinião a respeito desse assunto e acho que vale a pena repassá-las.
bjs - Dri
Esclarecendo:
1. As sacolas plásticas atuais são feitas a partir do petróleo, NAO SAO biodegradáveis e feitas de um recurso FINITO e toxico.
2. Quase 60% das sacolas que são "utilizadas" nos mercados, não são reutilizada em casa. (*)

3. A indústria nacional e a pesquisa nacional estão desenvolvendo "plásticos mais saudáveis", feitos de fibras a partir da cana e do milho, mas o lobby americano é maior e o brasileiro não tem informação sobre isto, ou seja, acaba prejudicando a própria indústria.
4. O plástico OXIBIODEGRADAVEL significa que ele vira pó, mas ainda continua sendo hidrocarboneto (petróleo).

5. O plástico deve ser " consumido" com responsabilidade social e ambiental, como qq recurso.
6. As sacolinhas estão cada vez mais frágeis (as de mercados comuns, como o Dia, Compre Bem - que é onde a população mais carente obtém seus produtos),  elas aguentam até uns 2 Kgs....se a pessoa fizer uma compra semanal, vai utilizar pelo menos umas 10 sacolinhas....essa pessoa provavelmente não produz 20Kg de lixo por semana, daí vem o raciocínio de que não utilizamos todo o plástico que pegamos no mercado - lembrando que isso é uma média, e que as pessoas tem diferenças no consumo e na adequação dos materiais.

7. O lixo de banheiro pode ser acondicionado em cestas feitas de jornal (origami); o jornal é de celulose, 100% reciclável e absorvido pela natureza, diferente do plástico oxibiodegradavel.
8. O lixo da cozinha, parte pode ser utilizado em adubo, mas é difícil as pessoas fazerem isto, então ele pode ficar no mesmo esquema do lixo do banheiro e ir para o cestinho de papel jornal...quando ele for muuuuuito liquido, claro que pode ser usado o plástico, mas há outras opções anteriores a isto.

9. Em um curso de Educação Ambiental para Agentes Comunitários de Saúde da ZL, ministrado por esta minha amiga bióloga, foi pedido a eles que mostrassem o perfil de onde eles moravam: Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista....as pessoas jogam o lixo a céu aberto, independente de terem o saquinho do mercado....Então, isto acaba sendo uma utilização muito maior da classe media paulistana...Ela conheceu um pouquinho da realidade deles, e disse que é muito difícil convencê-los... Maaasss na sua opinião (e na minha tb)  parte disto é responsabilidade da escola, que não dá a menor atenção para a educação básica...

 10. Qtos aos dejetos dos bichinhos, pode-se usar os saquinhos de papel que as padarias fornecem quando vendem pãezinhos, por exemplo. Eu já estou fazendo isso!

Enfim.... Não dá pra, da noite pro dia, acabar com tudo que é danoso que temos no mundo, mas dá pra começar a refletir sobre tudo isto. Acho que este é o grande papel: pensar, opinar, recusar, reduzir, reutilizar e então, reciclar.
Duvidas, acessem sites da Unifesp e Unicamp sobre reciclagem e pesquisa.
(*)A porcentagem é uma pesquisa feita com base na quantidade de Kg que as pessoas produzem/dia na cidade de SP. Um cidadão paulistano produz mais resíduos do que qq outro cidadão do pais...Pq? Pq consumimos muito, e na maioria das vezes desnecessariamente.
Caraguablog/JFPr

3 comentários:

Amenis.f.joa disse...

Kokipe criador ! //BRASILLIMPO começa por minha casa. QUER SABER O QUE PENSO E VEJO ? Veja aqui:http://kokiluxedoamenis.blogspot.com . entra,de sua sugestão ou chame: kokipe,para votar em pratica. Parabéns CARAGUABLOG ,gostei do assunto configurações na volta.

Amenis.f.joa disse...

Kokipe criador ! //BRASILLIMPO começa por minha casa. QUER SABER O QUE PENSO E VEJO ? Veja aqui:http://kokiluxedoamenis.blogspot.com . entra,de sua sugestão ou chame: kokipe,para votar em pratica. Parabéns CARAGUABLOG ,gostei do assunto configurações na volta.

Anônimo disse...

Dizer que as pessoas reutilizam apenas 40% das sacolinhas do supermercado não corresponde à realidade. A utilização é de, no mínimo, 99%. Elas viram sacolas com o lixo domiciliar, que depois são recolhidas pela coleta pública e vão para o lixão, onde existe a possibilidade real de serem recicladas. Assim, essas sacolas de supermercado NÃO vão poluir indistintamente o ambiente, como matas, rios e mares. Vão o lixão, cabendo ao poder público dar a destinação devida.