Páginas deste Blog

Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Nota de falecimento – Sr. Amaral


Ilhabela perdeu na madrugada desta terça-feira (1º/12) um dos seus filhos mais ilustres, o caiçara Benedito Amaral, popularmente conhecido por ‘Seu Amaral”, vítima de câncer. O velório está sendo realizado no Cemitério Municipal de Ilhabela, na Rua Antônio Lisboa Alves, 200 no Centro. O enterro está marcado para as 17h desta terça.

Nascido em 7 de setembro de 1926, no bairro da Cocaia, ou antigo Morro do Espinho, Benedito Amaral era casado com Maria Terezinha Amaral, com quem teve seis filhos, sendo três filhos e três mulheres, 12 netos, três netos e 8 bisnetos.

Amante da terra natal, antes de chegar à profissão de carpinteiro trabalhou em diversas atividades, de bagaceiro nos engenhos de cana, passando pela construção da primeira balsa que fazia a travessia do Canal entre São Sebastião e Ilhabela até a construção das seis pontes que fazem a ligação do norte ao sul de Ilhabela, nos bairros de Borrifos, São Pedro, Taubaté, Barra Velha, Itaguassú e Santa Teresa.

Benedito Amaral também ajudou a reformar a escola da comunidade tradicional da Ilha dos Búzios, construiu a capelinha de Nossa Senhora Aparecida, na Cocaia, foi encarregado na prefeitura na gestão do prefeito Eurípedes Ferreira da Silva e prestou serviços ao Yacht Clube de Ilhabela. Um dos seus maiores feitos foi servir a Força Aérea Brasileira por cinco anos, entre 1948 e 1953, onde foi considerado um dos melhores soldados da época.

Aos 89 anos, Benedito mantinha na memória fatos marcantes de sua história, que se misturavam com a trajetória do arquipélago, em riqueza cultural tão fortes que não são possíveis traduzir em palavras. O exemplo de vida desse caiçara enchia de orgulho o coração não só da família, mas de toda gente da ilha, sejam os nascidos ou quem escolheu Ilhabela para viver. Em setembro deste ano, Benedito Amaral foi agraciado com o Título de Gratidão Caiçara, outorgado pela Câmara Municipal, por iniciativa do sobrinho Cleison Ataulo Gomes (PRB). (FotoRonald Kraag)

Na foto, seu Amaral na Sessão Solene da Câmara de Ilhabela, em setembro deste ano, quando foi agraciado com o Título de Gratidão Caiçara

Nenhum comentário:

Postar um comentário