Páginas deste Blog

Páginas

sábado, 24 de outubro de 2015

Sabesp e prefeitura de Caraguá firmam parceria do PURA

Foram escolhidos quatro prédios públicos com maior consumo de água; equipes municipais se comprometeram a aceitar as orientações da Sabesp e colaborar na economia de água

A Sabesp e a Prefeitura de Caraguatatuba firmaram parceria para a implantação do PURA – Programa de Uso Racional da Água, para quatro prédios municipais de grande circulação de pessoas: Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves e os CIDEs (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional) dos bairros Tinga, Casa Branca e Perequê-Mirim.

Conforme explicou o superintendente da Companhia do Litoral Norte, Engº José Bosco Fernandes de Castro, as ações práticas do PURA foram implantadas nos imóveis municipais que apresentaram maior consumo nos últimos 12 meses. “Neste mês foram realizadas reuniões com funcionários que atuam nos prédios em questão para orientação sobre o programa”, explicou.

O PURA visa incentivar ao uso racional da água por meio de medidas de conscientização e de sensibilização, despertando a população quanto ao desperdício da água. Os principais objetivos são provocar mudanças de hábitos; incentivar a adoção de medidas preventivas e corretivas para o bom desempenho das instalações hidráulicas; capacitar equipes a monitorar o consumo de água da edificação.

“É uma cooperação técnica e o compromisso da Sabesp é realizar um diagnóstico predial oferecendo sugestões de adequação, como por exemplo, a substituição de torneiras de registro por torneiras de pressão; orientamos também sobre a maneira correta de fazer um exame predial diariamente, bem como a detecção de vazamentos internos”, destacou Bosco.

A Sabesp auxilia ainda na pesquisa de comportamento histórico do consumo de água considerando os últimos 24 meses e oferece treinamento para os responsáveis pela gestão do consumo nas escolas.

Em contrapartida, a prefeitura deve apresentar dados de medição do consumo, realizar as avaliações prediais, fazer as adequações necessárias como a substituição de equipamentos, entre outros.


Com a execução do Programa, prefeitura e Sabesp estabelecem uma parceria para controle do consumo e redução de desperdício, possibilitando a concessão de benefícios nas contas de água e esgoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário