Páginas deste Blog

Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Caraguá tem a 10ª melhor gestão fiscal do Estado e a 36ª no Brasil


O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado recentemente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), aponta Caraguá na 10ª posição no Estado de São Paulo e 36ª no Brasil em Gestão Fiscal. O estudo foi elaborado com estatísticas oficiais, a partir de dados declarados pelos próprios municípios à secretaria do Tesouro Nacional, responsável por consolidar informações sobre as contas públicas.

O ano base da pesquisa é 2013 e os estudos analisaram 5.243 municípios de todo o país. Foi a terceira vez que a Firjan elaborou o ranking das cidades brasileiras que aplicam de forma correta os recursos do orçamento. Na pesquisa anterior, Caraguá foi a 4ª no Estado e a 7ª no Brasil.

O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto maior a pontuação, melhor a situação fiscal do município. Na pesquisa mais recente, Caraguá obteve pontuação geral de 0,7761, conceito considerado como Boa Gestão. Este número alcançado pelo município é bem superior ao Índice Brasil, que atingiu 0,4545 (situação fiscal difícil). O resultado nacional foi o pior desde o início da série, em 2006, quando foi de 0,4989.

Somente nos quesitos Liquidez e Custo da dívida, Caraguá conseguiu os índices de 1,000 e 0,9107, respectivamente. Esses resultados foram obtidos a partir de estudos que relacionaram o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte, além do comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário