Páginas deste Blog

Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Desemprego: Caraguá tem saldo negativo de 1800 empregos

Caraguatatuba foi a sexta cidade brasileira - e a primeira da região - que mais demitiu em 2011, segundo o Caged, o Banco de Dados do Ministério do Trabalho. Depois da conclusão de duas obras grandes, Caraguá fechou o ano com saldo negativo de 1.800 vagas. E a construção civil perdeu a maior parte dos postos de trabalho.

Caraguatatuba é a maior cidade do litoral norte. Nos últimos anos recebeu grandes investimentos no comércio e na área de energia. Mesmo assim apareceu no ranking das cidades brasileiras que mais demitiram em 2011.

O que alavancou o índice de desemprego foi o setor da construção civil, que sozinho demitiu mais de 2000 trabalhadores no ano passado. Isso aconteceu porque grandes obras como a da Estação de Gás da Petrobras e a de um shopping acabaram e a cidade não absorveu essa mão de obra.


Segundo o diretor regional do Sinduscon, Caraguatatuba perdeu 72% das vagas na construção civil em 12 meses. Mas ele disse que cidades com obras da Petrobras tem um mercado de trabalho com características diferentes. "Quando essas obras terminam, essas pessoas migram para outras regiões onde tenham outras vagas. Por isso aparece estatisticamente uma perda grande de emprego", explicou José Luiz Botelho. O prefeito também acredita que atualmente não falta emprego na área. "O que nós temos observado é uma falta de mão de obra", declarou Antônio Carlos Silva.

Taubaté e São José dos Campos terminaram o ano com saldo positivo de empregos. São José ganhou cerca de 800 vagas em 2011 e Taubaté abriu quase 3.900 postos de trabalho.
Caraguablog/JFPr

Nenhum comentário:

Postar um comentário