Capitania dos Portos fiscaliza mais de 300 embarcações para tentar coibir abusos nas praias; autuações chegam a 18%.
Desde que deu início à Operação Verão, em 17 de dezembro, a Capitania dos Portos do Litoral Norte já vistoriou 311 embarcações nas quatro cidades. Desse total, 56 já foram notificadas.
O objetivo é garantir a segurança dos banhistas no verão, em razão do aumento de lanchas e jet skis nas praias.
De acordo com o suboficial Eron Duarte de Souza, encarregado da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário, a operação deve prosseguir até o dia 15 de março.
Segundo ele, as ações de inspeção naval são sempre realizadas nos locais com maior concentração de embarcações, além daqueles que são citados em denúncias. As penalidades variam de acordo com a gravidade da infração cometida e podematingir até R$ 3.200.
“As embarcações flagradas trafegando próximo às praias e aos banhistas são notificadas e autuadas por infração de acordo com a Lesta (Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário)”, disse ele.
Infrações. As notificações mais frequentes são motivadas por falta de documento da embarcação, condução por pessoa não habilitada, material de salvamento incompleto, tráfego próximo à praia e banhistas e uso de embarcação classificada para esporte em atividade comercial.
“Para poder dirigir qualquer embarcação, é necessário que a pessoa esteja devidamente habilitada, e com os devidos documentos da embarcação. É como dirigir um carro”, afirmou Walter Da Hora, sargento da Capitania dos Portos.
Para evitar acidentes, condutores das embarcações devem dirigir com prudência e em velocidade compatível como trecho de navegação.
Caraguablog/JFPr


Nenhum comentário:
Postar um comentário