A Fundação Florestal, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, autorizou a Prefeitura de Ilhabela a retomar a obra da passarela sobre a cachoeira da Laje, localizada em área do Parque Estadual na trilha de acesso à praia do Bonete, extremo sul do município. Em resposta ao ofício encaminhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Ribeiro de Sá – Professor Catolé, o diretor executivo da Fundação Florestal, João Gabriel Bruno, relata o seguinte: “autorizamos a continuidade das obras de implantação da referida passarela, desde que sejam cumpridas as condicionantes estabelecidas na Carta PEIB (Parque Estadual de Ilhabela) nº 100/2011. A obra havia sido iniciada em junho deste ano, mas acabou paralisada a pedido da Secretaria do Estado de Meio Ambiente.
Caraguablog/JFPr
A carta enviada pelo Parque Estadual à Fundação Florestal, assinada pela gestora Carolina Bio Poleto, estabelece dez requisitos para a execução da obra, sendo que a maioria já vinha sendo adotada pela Prefeitura. Entre as exigências estão: instalar a passarela com altura mínima de quatro metros; utilizar material antiderrapante sobre o piso de madeira; alterar acesso à passarela, construindo-o com degraus de madeira e sistema de drenagem; colocar mourões de eucalipto logo após a entrada da propriedade Fazenda da Laje, impedindo o trânsito de veículos até a cachoeira; e não transportar material em caminhões, substituindo por caminhonetes. A obra deverá ter acompanhamento técnico em tempo integral e placas informativas sobre a operação da passarela.A Prefeitura também será responsável pela manutenção da passarela a cada seis meses. “Esta é uma obra de grande importância, principalmente, para os moradores da praia do Bonete, mas também para os turistas que visitam o local. Temos a certeza que essa a passarela trará mais segurança para todos que utilizam a trilha”, concluiu o prefeito Toninho Colucci.
Acesso e Segurança
A Prefeitura de Ilhabela atende com esta obra uma reivindicação de mais de 20 anos da comunidade tradicional caiçara da praia do Bonete, onde vivem atualmente cerca de 250 pessoas. O próprio Plano Diretor da cidade (Lei 421/2006) prevê a “garantia de acesso aos moradores da comunidade do Bonete”.
O trabalho é realizado por empreiteira contratada pela Prefeitura e tem investimento de R$ 69 mil. A passarela será pênsil, ligada por cabos de aço em dois esteios e, conforme o projeto, terá cerca de 1,20 metro de largura, ou seja, não permite a passagem de veículos.
A obra resolverá um problema antigo, isto porque, nos dias de mau tempo, a comunidade acabava ficando isolada, já que não era possível acesso por terra ou pelo mar. Acidentes graves já ocorreram na cachoeira durante tentativas de travessias em dias de forte chuva, inclusive com morte. “É uma dificuldade imensa passar com maca na cachoeira. Uma outra vez resgatamos um garoto utilizando cabos, pois a cachoeira estava bem cheia e dificultava a passagem. Essa passarela será de grande utilidade para a comunidade local”, cita o chefe da Defesa Civil de Ilhabela, Walter Faustino.
Com a falta da passarela, os casos se repetem. Conforme reportagem publicada na edição desta quinta-feira (17/11), uma mulher foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros no último domingo após fraturar o pé na trilha. A foto tirada no local mostrou a dificuldade dos bombeiros na passagem pela Cachoeira da Laje sem a passarela.
PM de Ilhabela/
Caraguablog/JFPr
Nenhum comentário:
Postar um comentário