quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Ano novo e organizado: mantenha os documentos e papéis em ordem

Personal Organizer Simone Serrano dá dicas de como organizar documentos, pastas e papéis acumulados pela casa

O importante é saber o que é ou não útil
e estabelecer prazos para descartá-los
Contas, documentos, notas fiscais, extratos. No nosso dia a dia recebemos diversos papéis importantes, ou não, que vão sendo guardados em gavetas, caixas, pastas e até bolsas. E quando nos damos conta, um grande acúmulo de folhas está feito, causando atraso na busca por algo específico ou prejudicando na hora da limpeza.

O que muita gente esquece é que grande parte dos documentos e papéis possuem datas de validade, devendo ser mantidos apenas por determinado período. 

É preciso entender que os documentos são parte da nossa rotina, e ao deixarmos que acumulem juntos a papéis sem utilidade, podemos transformar nossas tarefas diárias em um verdadeiro caos. “O importante é saber o que é ou não útil e estabelecer prazos para descartá-los”, conta Simone Serrano, personal organizer e diretora da Organizzarte.

E para iniciar 2016 com ordem e tranquilidade, Simone Serrano preparou algumas dicas de organização de documentos e pastas que facilitarão a sua rotina nos próximos meses. Confira:

1) Junte todos os papéis: Antes de dar início à organização, recolha todos os documentos espalhados pela casa, separando-os por categorias e grau de importância.

2) Desapega: Após separar os papéis, veja tudo aquilo que já não tem mais utilidade e descarte. Mas, cuidado, jogue fora apenas o que você tem certeza que não irá precisar! Documentos pessoais como certidões e certificados, por exemplo, devem ser mantidos por toda a vida.

3) Arquive-os: Em pastas ou caixas identificadas, guarde os documentos de acordo com suas respectivas categorias. Não esqueça de verificar antes o espaço disponível. Pastas arquivo, do tipo sanfonada, são ideais para poupar espaço.

4) Seja Sustentável: Nos dias de hoje, muitos documentos e informações ficam disponíveis para consulta na internet. Caso você tenha essa opção, avalie se a impressão é realmente necessária.

Caso você tenha investido em caixas ou pastas que ficarão à mostra, opte por cores alegres nestes objetos. Além de organizada, a sua casa ficará cheia de estilo! (Fonte: DINO, 11/01/2016 

0 comentários: