Recebemos vários e-mails, telefonemas e menções em redes sociais a respeito da matéria vinculada nesta 2ª feira que obteve 585 acessos no Caraguablog “Em Caraguá começa a disputa pelo Executivo“ e cremos que ela deve ter continuidade.
Muitos desses contatos foram cumprimentos por nossa independência, visto que expusemos os candidatos sem ser partidário a nenhum dos lados.
O fato que criou maior polêmica foi à citação do postulante Álvaro Alencar Trindade que recentemente trocou o PMDB pelo PT.
O questionamento foi de que o PT em prévias já escolheu seu pré-candidato á prefeito Sr. Rodolfo Fernandes militante antigo do partido em Caraguatatuba e que assim sendo o Sr. Álvaro não é mais candidato, pois foi derrotado nesta prévia. Então pela Frente Suprapartidária estaria excluído e o blog não deveria lembrar seu nome. No Facebook me chamaram até de desinformado.
Primeiramente as prévias são uma forma de consulta interna dos partidos a ou b, podendo ou não prevalecer. Já vimos na história recente de nossa democracia diretórios sendo destituídos ou desautorizados pela direção maior Estadual ou Federal que se coliga com outro partido e abre mão da candidatura a favor deste.
O próprio PT nacional emitiu um comunicado visando as eleições de 2012 para que os diretórios municipais não realizem prévias e sim façam a escolha de consenso visando uma candidatura mais forte no município e não só no partido.
O que comanda uma eleição é o Calendário Eleitoral que diz que os candidatos serão escolhidos em Convenções Partidárias. O calendário eleitoral do TSE para as eleições municipais de 2012, Lei nº 9.504/1997, art. 8º, caput, diz que domingo dia 10 de junho “Data a partir da qual é permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador”.
Portanto até lá tudo pode se alterar e o blog ou seu responsável não é obrigado a satisfazer ordem interna de nenhum partido ou coligação. O blog não vota só expõe, relata, retrata.
A matéria foi jornalística apresentando à cidade as possibilidades de candidatos à prefeitura para a eleição de 2012 que escolherá os mandatários por mais 4 anos mostrando todas as opções,
José Flávio Pierre/Caraguablog
Abaixo republicamos a matéria que gerou a polêmica>>>>>
Boa tarde, isso significa que muita água irá mover o monjolo. rsrs. Em pensar que no balanço das horas tudo pode mudar....Será que ele não vem,?,,(Virgine-Metrô anos 80)
ResponderExcluirQuero cumprimentar este blog pela excelente matéria veiculada ontem, dia 08 do corrente, sob o título "Em Caraguá começa a disputa pelo Executivo", pela qualidade jornalística e claro compromisso de informar os leitores interessados no tema. Quanto à matéria veiculada hoje, dia 9, sob o título "Matéria do Blog cria polemica no meio político de Caraguatatuba", apresento-lhes meus aplausos pela precisão da informação, revelando-se assaz esclarecedora do ponto de vista da oficialidade das candidaturas. É certo que há setores querendo antecipar nomes de pessoas e nomes de coligações, com visos a satisfazer imposições e ambições pessoais em partidos e/ou em supostas coligações. Portanto, deixo claro que continuamos na luta e à disposição dos cidadãos de Caraguatatuba, frisando que coloquei meu nome à disposição do Partido dos Trabalhadores, que não se resume ao Diretório Municipal de Caraguatatuba. Álvaro Alencar Trindade
ResponderExcluirCERTISSIMO NADA FORA DA LEI OU REGIMENTO INTERNO DO PARTIDO ABS PIERRE
ResponderExcluir