sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Vereadores da Ilha visitam novas instalações do Corpo de Bombeiros

Equipe do SAMU alerta para dificuldades com a central de regulação 192 no atendimento à Ilhabela

Os vereadores Evandro Alves Rodrigues (PP), o Vando da Vila e Mateus Pestana (PCdoB) foram recebidos na tarde de quinta-feira (21/9) pelo comandante de prontidão do Corpo de Bombeiros de Ilhabela, Sargento Cláudio Paes de Barros e pelo Cabo Cláudio de Souza para uma vistoria na obra da nova sede da corporação que está em sua fase final.

Na ocasião, os parlamentares conheceram as dependências do novo prédio pensado para as necessidades das equipes dos Bombeiros e do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que também têm base no local.

Entre as dificuldades informadas pelos profissionais está o atendimento na Central de Regulação que atualmente está localizada em São Sebastião e atende às quatro cidades do Litoral Norte pelo telefone 192. De acordo com os relatos, por muitas vezes a solicitação da ambulância chega tardiamente à base ou até mesmo é negada pela Central com a justificativa de que o veículo está em atendimento, mesmo quando não está. “Pela cidade ser pequena, as pessoas acabam vindo aqui diretamente quando recebem essas respostas e ao encontrar a ambulância parada nos criticam, mas a decisão não é nossa, seguimos essa hierarquia”, desabafaram os profissionais.

O projeto SAMU na Escola que está sendo desenvolvido junto à Secretaria de Saúde também entrou na pauta. A equipe pediu o apoio dos vereadores nesta ação que pretende conscientizar as crianças e jovens sobre o papel do serviço de atendimento móvel de urgência, a fim de que as informações também cheguem aos pais desses alunos.

Vando da Vila (PP) e Mateus Pestana (PCdoB), falaram sobre sua trajetória e sobre suas perspectivas para o mandato. Os edis reforçaram o compromisso com a saúde e o respeito ao trabalho desenvolvido por esses profissionais. Também se dispuseram a buscar soluções para todas as reivindicações apresentadas.

A nova sede do Corpo de Bombeiros deve ser inaugurada no início de outubro.

0 comentários: