terça-feira, 24 de novembro de 2015

Veja a Pág 2 do Jornal Expressão Caiçara

Confira o que trouxe a Pág 2, edição de circulou em 12/11/2015:

Vara curta
Mario Prata, o escritor, conta a origem da expressão “cutucar a onça com a vara curta”. Ele se refere a Dom João VI, famoso pelo pequeno pênis, que volta e meia atiçava a sua fogosa esposa Dona Carlota Joaquina –conhecida como “onça” pela criadagem– e depois não aguentava o tranco. O fato faz lembrar um antigo morador do Porto Novo, Deolindo Santana, que vivia a assediar moçoilas e depois virava chacota por na hora “h” apresentar um ínfimo predicado sexual.

Mal de Deolindo
Deolindo Santana, contam os mais antigos, chegou a ser objeto de pesquisas médicas, que perscrutavam a causa do atrofiamento peniano. Os estudos ganharam foros internacionais e a Síndrome do Pequeno Pênis, ou SPP, passou também a ser conhecida de Mal de Deolindo, em homenagem ao nosso conterrâneo da zona Sul. O fato, claro, não deve ter agradado em nada aos machões Santanas e Pimentas que na época viviam por aquelas paragens. São passagens históricas que não podem ser esquecidas.

Governador-cidadão
Nada contra a nossa distinta casa legislativa, reinterpretando o próprio regimento, fazer a entrega títulos já escorridos. Nesse sentido, bem que seria oportuno entregar também o título do governador Geraldinho, ainda moscando nas prateleiras. Afinal, ele nos deu a duplicação da Tamoios, obras do contorno e liberação do Hospital Regional. Cesteiro que faz um cesto, já disse alguém, faz um cento; e se tiver bambu e tempo, faz mais de quinhentos.

Preciosidades caiçaras
Caraguá possui muitas pessoas sensíveis, que se expressam por meio das artes, como a pintura, a prosa, a música, poesia. Porém, muitos ainda são ignorados. E suas obras, verdadeiras preciosidades, permanecem longe do público. Uma pena, pois seriam valiosa contribuição para a cultura caiçara. Bom exemplo disso é servidor municipal Roque Ricardo de Lima, já falecido, que deixou vários cadernos contendo centenas de poesias, inéditas e desconhecidas, além de pinturas. Taí uma boa sugestão para a Fundacc “correr atrás”.

Borrões de um Artista
Outro poeta caiçara que merece destaque em nosso meio, pela qualidade de sua produção, é o militar aposentado José Lopes de Aquino. Em lugar de tecer loas à profundidade de suas inspirações, reproduzimos uma de suas obras, que fala por si: “Tela Divina - Descendo a serra se avista / Borrões de pincel de Artista / De um inspirado Pintor / Que pintou com tal perícia / Os recantos e delícias / De uma cidade primor. / Pintou serra, mar e montes / Pintou cachoeiras e fontes / Pintou peixinhos no mar. / Caraguatatuba, linda / Pintou e não sabe ainda / Como a conseguiu pintar.”

0 comentários: