segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Desafio das 28 Praias e Prova de Ciclismo Cidade de Ubatuba aquecem economia local

O 3º Desafio das 28 Provas ganhou dois quilômetros a mais nessa edição e com 42 km teve status de maratona, desafiando ainda mais os competidores pelas trilhas, praias desertas e montanhas da região sul ubatubense.

A categoria solo largou às 7 horas na praia da Tabatinga e as demais categorias de revezamento largaram vinte minutos depois.
Mais de 1.100 atletas, entre homens e mulheres, correram por trilhas escorregadias prejudicadas pela chuva do dia anterior, que exigiram disposição e técnica dos participantes em suas passadas.

Algumas horas depois, os primeiros corredores chegaram à praia Dura e muitos atletas de Ubatuba subiram ao pódio, com destaque para Fabiano Ramos de Souza. Com 26 anos e em sua primeira maratona, ele terminou em primeiro lugar na categoria Solo e levou a bandeira de Ubatuba ao lugar mais alto do pódio na principal categoria da prova.

Fabiano é morador da praia do Peres e faz parte da equipe Consertada, formada por  caiçaras da região do Bonete. Eles começaram a correr por incentivo da Secretaria Municipal de Turismo, que disponibiliza inscrições para as comunidades tradicionais da cidade.
A prova também apresentou um ponto positivo no quesito sustentabilidade. Pela primeira vez em Ubatuba, um evento esportivo aplica um plano de gerenciamento de resíduos sólidos: coleta e organiza o manejo do lixo produzido.

Segundo Claudinei Bernardes, diretor de Desenvolvimento e Turismo Sustentável da Secretaria Municipal de Turismo, a aplicação do plano tem objetivo de atender a lei municipal vigente e minimizar os impactos gerados pela atividade, bem como despertar uma consciência nos atletas quanto ao descarte de embalagens ao longo do percurso.

“É evidente que ainda temos muito a evoluir no monitoramento dos resíduos gerados nos eventos, mas o primeiro passo foi dado e com sucesso. Muitos pontos de descarte foram cobertos pela gestão da prova, diminuindo significativamente a quantidade de material deixado nas trilhas e praias do trajeto. Agora é aprimorar até zerar a quantidade de material descartado fora das lixeiras disponibilizadas. Agradecemos a RunnerSP, produtora da competição, por apoiar a iniciativa, mostrando-se responsável e comprometida com a defesa da natureza da nossa cidade”, disse Claudinei.


0 comentários: