quinta-feira, 30 de julho de 2015

Tecendo as Águas participa de livros sobre projetos socioambientais

O Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, está entre os 39 projetos contemplados no livro "Floresta, Água e Clima: Rede de Boas Práticas nos Biomas Brasileiros", lançado em junho durante o “Seminário Nacional de Políticas Públicas: Floresta, Água e Clima”, realizado em Bonito (MS). Organizado por Eliane Beê Boldrini, Liliane Lacerda e Murilo Fernandes Cassilha, o livro é uma iniciativa da Ademadan (Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina/PR) em parceria com o IASB (Instituto das Águas da Serra de Bodoquena/ MS), com patrocínio da Petrobras.
A obra reúne 69 artigos que descrevem ações e resultados de cada um dos projetos desenvolvidos em diferentes regiões do país e patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Segundo os organizadores "o objetivo foi reunir orientações, aprendizados e conquistas para que inspirem a formulação de políticas públicas e a adoção de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das comunidades e à conservação dos recursos naturais".
Os projetos contemplados têm foco em restauração florestal, extrativismo, geração de renda, sistemas agroflorestais e adequação ambiental, envolvendo diferentes públicos como agricultores familiares, pequenos produtores, povos indígenas, populações tradicionais, professores e estudantes. Os artigos comentam o impacto gerado na vida e no ambiente dos protagonistas de cada projeto.
"A ideia de organização do livro está diretamente relacionada  com a proposta de criação de uma rede de interação entre os projetos, visando a troca de experiências sobre as boas práticas em recuperação de florestas, recursos hídricos e educação ambiental nos biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica). Muitos trabalhos não possuem diálogos ou conexão entre si, mas poderiam aumentar sua efetividade e sustentabilidade se conhecessem as práticas implementadas por outros. O livro cria um ambiente de compartilhamento de desafios e conquistas, aumentando a capilaridade das ações promovidas", diz o prólogo da obra.
O Projeto Tecendo as Águas ocupa três páginas do livro com artigo escrito pela fundadora do Instituto Supereco  Andree de Ridder Vieira. A narração trata das ações e impactos do projeto no Bioma Mata Atlântica Caraguatatuba e São Sebastião, no litoral norte de SP. Andree destaca os objetivos do Tecendo que visam mobilizar, em rede, educadores, crianças e jovens, lideranças comunitárias, pescadores, turistas, gestores públicos e representantes de colegiados, ONGs e fóruns locais e regionais. Além disso, Andree aborda a metodologia aplicada nas ações e os resultados do projeto como o alcance de 4.200 pessoas atendidas diretamente e mais de um milhão indiretamente.
Integrando os projetos
Eliane Beê Boldrini, coordenadora técnica-científica da Ademadan e uma das organizadoras do livro, diz que se emocionou com o profissionalismo dos projetos: "Foi uma alegria receber os 69 artigos e conhecer esses trabalhos. Hoje vejo com mais clareza a importância desse patrocínio da Petrobras. A Petrobras não pode jamais desistir desses editais porque são essas experiências, ditas voluntárias em termos de patrocínio, que colorem o verde amarelo de brasilidade na estatal”. 
Ela disse que vários relatos lhe chamaram a atenção: “Como as experiências com indígenas que mostra outra realidade, outra noção de tempo e relação com a natureza. Tudo muito diferente da nossa percepção cotidiana onde sujeito e objeto se separam. Na percepção indígena não existe esta dicotomia e isto fica explicitado nos relatos”. 
Eliane ficou entusiasmada também com relatos de implantação de Sistemas Agroflorestais. “Na maioria dos projetos que trabalham com restauração há uma relação dialética entre o homem e a natureza quando por décadas o pensamento da restauração excluiu o homem da natureza criando um conceito abstrato de natureza para conservação”.
O esforço dos projetos de cumprir as metas de comunicação e como elas contribuem com a construção de propostas de Educação Ambiental foi outro fato que chamou a atenção de Eliane e de seus parceiros na elaboração do livro. “Eu me emocionei com o profissionalismo nas publicações dos projetos ao ver quanto trabalho bom de diagramação existe em todo o Brasil. Esta é uma experiência que temos nos seminários. É tão importante essa troca de materiais! Fico feliz de saber que o livro pode integrar projetos”.
A obra possui um prólogo da Petrobrás comentando de um modo geral os resultados dos projetos em diversas regiões do Brasil. “Gostei muito que nosso livro contou com essa colaboração informativa e ilustrativa da Petrobrás. E gostei do livro não ser tão acadêmico, pois, o importante era compartilhar as experiências mais que tudo e, por esse motivo, mereceu o título de Boas Práticas nos Biomas Brasileiros”.
Como acessar o livro - A obra pode ser vista no site: http://web.ademadan.org.br/rede-floresta-agua-e-clima/ 

0 comentários: