quarta-feira, 29 de julho de 2015

Festival em São Sebastião encerra as atividades do Projeto Tecendo as Águas no litoral norte de SP

Ao concluir suas atividades em São Sebastião e Caraguatatuba depois de dois anos na região, o Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, realizou uma festa de encerramento recheada de atrações culturais, dia 26, no Espaço Batuíra, no bairro de São Francisco, em São Sebastião, litoral norte de SP. O Festival Tecendo as Águas - Cultura, Turismo, Gastronomia e Meio Ambiente reuniu várias expressões artísticas locais bem de frente ao mar como o Trio Fuá Gandala, Grupo Folia de Reis do Morro do Abrigo e o Grupo Maracatu de Baque Virado Odé da Mata.

A programação incluiu também, no palco do Batuíra, a Orquestra Viola Caipira Estrela de Ouro, o Coral Municipal de São Sebastião e apresentação de dança de crianças e jovens atendidos pelos projetos Cidadão Criança, Viração e Garoçá. No Espaço Criança teve pintura de rostos e pescaria, entre outras brincadeiras. E, do lado de fora do Batuíra, a população pôde conhecer e apreciar a gastronomia local com seus pães, compotas e outros produtos caseiros, vindos direto da roça de Caraguatatuba.

Teve ainda barracas de artesanato com produtos em tecido, papel jornal, bijuterias e interessantes mandalas feitas pelos alunos do Projeto Garoçá com velas coloridas. O Projeto Re-Finar da Colônia de Pescadores Z14 também marcou presença no evento dando orientação sobre a carteirinha de pesca e sobre a coleta periódica de óleo dos motores dos barcos a fim de evitar o descarte do mesmo no mar.  Uma bomba retira do motor o óleo queimado que é transformado num novo óleo combustível. Os pescadores que aderem a esse método recebem um certificado de descarte correto do óleo.

0 comentários: