terça-feira, 26 de maio de 2015

27 de Maio é Dia da Mata Atlântica

No dia 29, o Instituto Supereco, em parceria com outras entidades e empresas, realiza um evento gratuito no Parque Estadual da Serra do Mar de Caraguatatuba

Palestras sobre produção de sementes, mudas e restauração florestal, além de caminhada e escalada são as atividades previstas para o workshop

Considerando a necessidade de recuperação de áreas de preservação permanente e que estejam degradadas do Estado de São Paulo, o Workshop de Produção de Sementes, Mudas e Restauração do Litoral Norte do Estado de São Paulo, traz a importância da discussão e encaminhamento de trabalhos sobre o tema.

A Mata Atlântica é reconhecida internacionalmente por sua importância ecológica e, especificamente, na região do litoral norte, são encontrados um dos últimos e maiores remanescentes contínuos de Mata Atlântica do país, sendo a Serra do Mar a segunda região do Estado com maior extensão continua do bioma. 

O Litoral Norte Paulista é reconhecido pela sua importância na conservação da Mata Atlântica e Ecossistemas Associados, que são protegidos principalmente pelo mosaico de Unidades de Conservação (UCs) que recobrem a região. Apesar das UCs protegerem grande parte do território, existem muitas áreas no interior das UCs e Áreas de Preservação Permanente nos quatro municípios que abrangem o Litoral Norte a serem recuperadas e melhoradas na sua qualidade de conservação. 

Por meio da aliança estratégica, colaboração e cooperação técnica entre o  Instituto Supereco, DERSA, Ombrófila Consultoria Ambiental e Rede de Sementes LN, pela primeira vez na região neste contexto mais abrangente, será proporcionada a oportunidade de dialogar com grupos de interesse distintos (produtores, estudantes, agricultores, extensionistas, técnicos da área). 

O presente Workshop tem como principal objetivo apresentar de forma sucinta informações relevantes à produção de sementes e mudas florestais, visando a restauração florestal e implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF´s), discutindo e analisando com protagonistas locais oportunidades do mercado local e o fortalecimento das ações da Rede de Sementes.

O Workshop será realizado no dia 29 de maio e estão abertas as  inscrições para participação com número máximo de 30 vagas, considerando o público alvo descrito. O evento será realizado no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Caraguatatuba, das 9h às 17h. 

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 28/05 ou conforme atingirem o limite de vagas e serão realizadas por meio do formulário online (preferencialmente) disponível no link  https://docs.google.com/forms/d/1PxTVu8O-RxlD1wyZHCSPmoitQdfzeCCphkoqO9Q61B8/edit?usp=sharing 

Ou no telefone/ whatsapp: (12) 991143134 ou ainda e-mail - ombrofilaconsultoria@gmail.comSerá disponibilizado coffee-break, almoço e certificado aos participantes.

CRONOGRAMA
9:00 - 10:00 - A importância da coleta de sementes e produção de mudas de essências florestais nativas visando a restauração florestal. Palestrante: Bióloga  MSc. Karina Cavalheiro Barbosa (Dersa)
10:00 – 10:45 - Qualidade de solo e desenho de sistemas agroflorestais. Palestrante: Eng. Florestal MSc. Juliano Hojah da Silva (Instituto Supereco)
INTERVALO – Coffee - break 
11:00 - 11:45 - A importância da fauna nos processos de restauração florestal.Palestrante: Biólogo Guilherme Augusto Domenichelli (Dersa)
11:45 – 12:30 - Mudas Florestais: Qualidade, padrões e comércio*Palestrante: Eng. Florestal Carlos Ameixeiro (Viveiro Guapuruvu)
12:30 – 14:00 – Almoço 
14:00 – 14:45 - Prática em escalada em árvores: ascensão e segurança em altura. Palestrante:  Arboricultor Leonardo Velasquez
14:45 – 15:30 - Apresentação da Rede de Sementes do LN. Palestrante: Eng. Florestal Renan  N. R. Cardoso (OCA - Ombrófila Consultoria Ambiental)
15:30 – 16:30  - Finalização e encaminhamentos: Rede de Sementes, Restauração, Viveiros. Moderador:  Eng. Florestal Silas Barsotti Barrozo (CBRN/SMA-SP)
16:30 – 17:00 – Encerramento e Coffee-break 


ENDEREÇO -  Parque Estadual da Serra do Mar. Núcleo Caraguatatuba. Rua do Horto Florestal, 1200, bairro Rio do Ouro. Caraguatatuba.  Recomendações: pela localização do evento vestimentas apropriadas para as atividades do dia, bem como o uso de repelente contra insetos. Favor portarem as medicações que estejam acostumados em caso de alergias!  

0 comentários: