domingo, 1 de março de 2015

TURISMO EM CARAGUATATUBA: O QUE FAZER NA CIDADE PAULISTA

Ótimos passeios na cidade do litoral norte paulista são as praias da Mococa e da Cocanha, o Museu de Arte e Cultura e o Parque Estadual da Serra do Mar 

Com a fama de ser bastante agitado, o estado de São Paulo conta com mais de 44 milhões de habitantes e tem como capital a maior cidade da América Latina. Apesar disso, o lugar possui diversos locais com atrativos turísticos tranquilos e relaxantes, como as pequenas cidades de Aparecida do Norte, Itu, Campos do Jordão e Caraguatatuba.

Também conhecido como Caraguá, o município de Caraguatatuba conta com 40 quilômetros de praias e pode ser considerado um dos mais encantadores de todo o litoral brasileiro, graças às suas belezas naturais formadas pela Mata Atlântica abundante. Por causa disso, foi criado o Núcleo Caraguatatuba no Parque Estadual da Serra do Mar, que ocupa 88 mil de todos os 315 mil hectares da área de preservação ambiental. Lá, os amantes da natureza podem fazer trilhas em meio à fauna e flora locais e mergulhar em piscinas naturais.

Localizada entre as cidades de Ubatuba e São Sebastião, a cidade já é conhecida pelas pessoas que circulam pelo litoral norte de São Paulo. Suas praias de águas calmas e areias brancas, como a da Mococa e da Cocanha, são uma ótima opção para passar o dia com a família, principalmente se estiver com crianças, já que a maré não é forte. Em volta das faixas de areia, os visitantes encontram bares e quiosques que fazem ótimos pratos e petiscos de frutos do mar.

Se você procura um destino tranquilo para relaxar em um fim de semana, Caraguá pode ser o lugar certo. Confira, abaixo, 10 dicas de passeios na cidade paulista: 

A Praia da Mococa é bastante conhecida por ter uma água tranquila e quase sem ondas, tornando-a um local perfeito para aproveitar o dia em família, com crianças e idosos
A Praia da Mococa é bastante conhecida por ter uma água tranquila e quase sem ondas, tornando-a um local perfeito para aproveitar o dia em família, com crianças e idosos

Praia da Mococa – A praia é bastante conhecida por ter uma água tranquila e quase sem ondas, tornando-a um local perfeito para aproveitar o dia em família, com crianças e idosos. Sua faixa de areia branca, larga e extensa conta com quiosques que garantem a comodidade dos visitantes do local, vendendo comidas e bebidas. 
Ilha do Tamanduá – Essa é a maior ilha de Caraguatatuba e, para chegar até lá, é preciso pegar um barco que sai das praias de Tabatinga, Cocanha, Mococa e Massaguaçu. O local é repleto de belezas naturais, como diversos tipos de plantas e fauna marinha, fazendo com que seja ótimo para mergulho livre. Para se divertir, as pessoas podem realizar passeios de escuna, barco ou motoaquática, que podem ser alugados nas praias de Tabatinga, Mococa, Massaguaçu e Martin de Sá. Os visitantes da Ilha do Tamanduá devem ir preparados com sacos plásticos para lixo, pois o local não conta com infraestrutura urbana.

Na sala de exposição permanente do Museu de Arte e Cultura Caraguatatuba, um panorama da história da cidade fica exposto com fotos, textos e objetos antigos
Na sala de exposição permanente do Museu de Arte e Cultura Caraguatatuba, um panorama da história da cidade fica exposto com fotos, textos e objetos antigos
Museu de Arte e Cultura Caraguatatuba (MACC)  – Em sua sala de exposição permanente, um panorama da história da cidade fica exposto com fotos, textos e objetos antigos. Na Sala Caiçara, os visitantes veem imagens e cenografia da moradia típica local, além da Casa da Farinha, que mostra a produção artesanal da farinha de mandioca. Para acompanhar as novidades dos museus modernos, o MACC, agora, usa novas tecnologias interativas, como documentários e depoimentos de moradores antigos. O Museu de Arte e Cultura Caraguatatuba abre de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h30, com entrada franca.
Igreja Matriz de Santo Antônio  – A igreja é o patrimônio mais significativo da Praça Dr. Cândido Motta, inaugurada como uma capela em 1847. Desde então, ela teve grande envolvimento participativo direto na história da cidade, como a criação do Cemitério Municipal, a Santa Casa de Misericórdia Ìasa de Saúde Stella Maris, o Asilo Vila Vicentina e o Fórum local. A partir do fim do século 19,a igreja começou a passar por reformas e embelezamentos para atender melhores seus fiéis e encantar os visitantes da cidade. A Igreja Matriz de Santo Antônio abre de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 12h.

A Praia da Cocanha tem boa infraestrutura para visitantes, contando com quiosques, lanchonetes e lugar para estacionar carros
A Praia da Cocanha tem boa infraestrutura para visitantes, contando com quiosques, lanchonetes e lugar para estacionar carros. 

Praia da Cocanha – A 11 quilômetros do centro da cidade fica essa praia, logo depois da foz do Rio Gracuí. O local tem boa infraestrutura para visitantes, contando com quiosques, lanchonetes e lugar para estacionar carros. Quem quiser passar alguns dias por lá, pode se hospedar em casas de veraneio, pousadas ou hotéis. A Praia da Cocanha tem águas calmas e limpas, perfeita para crianças e idosos aproveitarem o ambiente sem preocupações.

Fonte Luminosa – Para continuar com o rumo turístico de Caraguatatuba, a Fonte Luminosa foi construída com o exemplo de outras cidades do interior de São Paulo. Ela foi inaugurada na década de 1960, pelo então prefeito Geraldo Nogueira da Silva, que quis que a fonte lançasse água a alguns metros de altura, se mexendo de acordo com as notas musicais.

Morro de Santo Antônio – A 325 metros de altura, os visitantes do Morro de Santo Antônio têm uma vista privilegiada de todo o mar de Caraguatatuba e São Sebastião, além de uma parte de Ilhabela

Os visitantes do morro têm uma vista privilegiada de todo o mar de Caraguatatuba e São Sebastião, além de uma parte de Ilhabela. Lá em cima, os mais corajosos podem ir à plataforma de voo e saltar de asa delta ou parapente, com o auxílio de uma equipe qualificada para a prática. Para chegar no topo, pode-se caminhar ou ir de carro. 



Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba – Grande parte da rica vegetação da Mata Atlântica pertence a esse parque de 315 mil hectares, que tem 88 mil apenas em Caraguatatuba. O local abriga diversas espécies de animais e árvores típicas da vegetação, além de grandes rios e cachoeiras. O maior atrativo do parque são suas trilhas, do Jequitibá, do Poção e Tropeiros, por onde os visitantes passam por lugares intocados e piscinas naturais perfeitas para se refrescar. Com sorte, eles conseguirão ver algumas espécies únicas de aves, como tucanos e jacutingas. É possível fazer o percurso durante o dia e à noite, de terça-feira a domingo, de 8h às 17h, e de 19h às 21h30. Para entrar, as pessoas devem comprar o ingresso de R$ 12. 

Ilha da Cocanha – Bem de frente para a praia da Cocanha, a ilha possui uma vegetação predominante da Mata Atlântica e rica fauna marinha circulando nas águas em volta da terra. Por lá, os visitantes podem fazer uma pequena caminhada e visitar o antigo casarão que existe ali, ou só relaxar na areia e dar um mergulho no mar. Para chegar lá, é possível pegar um barco na praia da Cocanha e atravessar o caminho.
Fazenda de Mexilhões – Os curiosos que tiverem vontade de saber, de perto, como é feito o cultivo desses mariscos pode procurar o rancho dos pescadores na praia da Cocanha. Eles fazem passeios de barco mostrando e explicando como funcionam os criadouros. A Fazenda de Mexilhões é a maior do estado de São Paulo e produz cerca de oito mil toneladas do fruto do mar a cada ano. O horário dos passeios deve ser agendado com os pescadores e depende de sua disponibilidade.

0 comentários: