terça-feira, 25 de novembro de 2014

FUNDO FORTALECE AÇÕES COMUNITÁRIAS EM REDE EM UBATUBA E BRAGANÇA PAULISTA

       Os projetos apoiados pelo Instituto Arcor Brasil em Ubatuba e Bragança Paulista, como parte do Fundo Comunidade em Rede, estão consolidando as ações de desenvolvimento de base e combate à pobreza nos respectivos territórios.

     O Fundo Comunidade em Rede é uma iniciativa em conjunto da Fundação Interamericana, do governo dos Estados Unidos, e de institutos e fundações empresariais do Brasil filiados à RedEAmérica. O Instituto Arcor Brasil dá apoio específico a dois projetos de desenvolvimento comunitário em Bragança Paulista e a um em Ubatuba.

Ubatuba – No último dia 1º de novembro, sábado, foram iniciadas as oficinas de surf e futebol para as crianças e adolescentes beneficiados pelo Projeto Maré Alta, desenvolvido nas comunidades de Cambury e Picinguaba em Ubatuba, litoral de São Paulo. O projeto tem o propósito de incentivar a capacitação para o empreendedorismo e geração de renda, além do oferecimento de oficinas em esporte e leitura, entre outras atividades.

       O Projeto Maré Alta tem a parceria da Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal “Prof.Iberê Ananias Pimentel”, localizada em Picinguaba; a Associação dos Moradores do Cambury; Prefeitura Municipal de Ubatuba; Projeto Tamar;  Instituto Bacuri; e Escola Municipal “Maria do Carmo Soares”, de Cambury.

Bragança Paulista – No dia 4 de dezembro, quinta-feira, o anfiteatro do Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (NAPA), em Bragança Paulista, sediará mais um seminário de capacitação para os envolvidos nos dois projetos apoiados no município, pelo Instituto Arcor Brasil, como parte do Fundo Comunidade em Rede.

      Um deles é o Projeto Teia, coordenado pela Fundação Comunidade da Graça, e que está em curso no Jardim Iguatemi, Greenpark, Águas Claras e outros bairros, com atividades de formação em cidadania e melhoria dos espaços de uso comum da população. O projeto tem como parceiros a APM da Escola Municipal “Prof. Orlando Pinto de Oliveira”, Posto de Saúde da Família da Cidade Jardim e Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, incluindo núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do CRAS em Santa Libânia, Águas Claras, Planejada e Julio de Mesquita.

      Já o Projeto Fala Comunidade está em implementação nos bairros rurais do Agudo e Estiva do Agudo. Mais de 100 crianças já participam das oficinas de violão, dança e futebol propiciadas pelo projeto, que tem como proponente a Associação de Produtores Rurais e dos Moradores dos Bairros do Agudo e Estiva do Agudo, e como parceiros a Escola Municipal Rural Estiva do Agudo, Escola Municipal Rural “Profª Lenar Alvarez Santiago Acedo” e secretarias municipais da Educação e da Juventude, Esporte e Lazer da Prefeitura de Bragança Paulista.

     O seminário do início de dezembro será sobre o fortalecimento da ação em rede, intersetorial, em benefício das comunidades envolvidas e em sintonia com as políticas públicas municipais.

Mais informações:
Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br
José Pedro Soares Martins (MTb 17.572) – Assessoria de Imprensa 

(19) 98206.1867 – josepmartins@uol.com.br

0 comentários: