domingo, 23 de novembro de 2014

Fundação Florestal suspende pedágio em praia de Ilhabela

A Fundação Florestal, que administra o Parque Estadual da Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, decidiu suspender provisoria- mente a cobrança de pedágio de R$ 12 para o acesso à praia de Castelhanos. 
A taxa começou a ser cobrada na quarta-feira e provocou protestos de moradores e agentes de turismo.
Segundo a fundação, uma reunião deve ocorrer na segunda-feira, 24, para tratar do assunto. Castelhanos é uma das praias mais visitadas da ilha e seu acesso só pode ser feito por uma estrada de terra ou por barco. O próprio prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci (PPS), criticou a cobrança, ocorrida às vésperas do feriado prolongado. Manifestantes afirmaram que não houve cadastramento de moradores.
A fundação defende que as regras de cobrança de ingresso foram “exaustivamente – por mais de um ano – discutidas com comunidade, ONGs, ambientalistas e prefeitura municipal”. A cobrança foi definida por portaria publicada no Diário Oficial do Estado no dia 4 de novembro e vale para todos os parques estaduais, e não exclusivamente para o de Ilhabela. A Fundação é ligada à Secretaria estadual do Meio Ambiente.

PRAIA DE CASTELHANOS / ILHABELA 
Localizada a leste, na Baía dos Castelhanos, esta é a maior praia de Ilhabela, com mais de 1,5 quilômetros de extensão. É possível acessá-la por mar e por terra, a pé, a cavalo, de bicicleta ou em veículo 4x4, por uma trilha de 22 quilômetros que cruza a exuberante Mata Atlântica protegida pelo Parque. De lancha, está a cerca de 1 hora a partir da praia do Perequê.

Para os adeptos do surf, o mar normal- mente agitado oferece boas ondas. O mar é também excelente para quem gosta de mergulhar.
Na ponta direita, a pequena ilha da Lagoa, muito próxima da praia, oferece um charme a mais ao local, e de lá parte a trilha que leva a Praia Mansa e Vermelha.

Já do canto do Ribeirão, parte a trilha da Cachoeira do Gato, de 2 quilômetros, que leva até uma belíssima cachoeira com 80 metros de altura e também ao Mirante do Canto do Gato.

Ainda como parte do cenário, um rio deságua em cada extremidade da praia.
Nesta praia vivem seis comunidades tradicionais caiçaras.
Alí também se localizam alguns bares e restaurantes locais.
Fotos: Ronald Kraag

0 comentários: