quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Alunos do Rio do Ouro plantam mudas em comemoração ao Dia da Árvore


Os alunos da EMEI/ EMEF Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro) participaram, nessa terça (23), de uma atividade diferente em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no último domingo (21). Na parte da manhã, os estudantes da 2ª Fase e dos 4º e 5º anos assistiram palestra no Parque Estadual  Serra do Mar, com o monitor ambiental Daniel Barroso.

O tema Meio Ambiente faz parte do conteúdo curricular dos 4º e 5º anos e a reunião foi uma oportunidade de debater assuntos como chorume, lixão, tratamento, reciclagem do lixo, entre outros.

Nesse encontro, Barroso explicou a importância das árvores, das bacias hidrográficas, dos danos causados pelo desmatamento como o efeito estufa, pelo depósito de lixo em locais impróprios e doenças decorrentes como a dengue e a leptospirose.

Em seguidos, o grupo fez o plantio de mudas de palmeira juçara, guapuruvu, quaresmeira e cambuci no trecho entre a entrada do horto até a escola.

Os alunos Luiz Felipe Amaral e Vítor Medeiros Braga, 11 anos, ambos do 5º ano, plantaram mudas com o grupo pela manhã. “Moro no bairro desde que nasci. Sempre frequento o horto e sei que é muito importante preservar a Mata Atlântica. Agora, acompanharei o crescimento das mudas que plantei”, disse Vítor. Já Luiz Felipe, além de plantar mudas, também pretende, no futuro, estudar para trabalhar no Parque Estadual da Serra do Mar. Os dois amigos já fazem parte do Grupo Auxiliar Civil Albatroz Mirim, da Defesa Civil.

À tarde, os alunos da 1ª Fase e dos 1º, 2º e 3º anos passaram pela mesma experiência.

Operação Limpeza – No último dia 16, 30 alunos dos 4º e 5º anos participaram da Operação Limpeza, no trecho que margeia o Rio Santo Antônio entre o Parque Estadual Serra do Mar e a unidade escolar.

Os adolescentes recolheram plástico, metal, papel, isopor, espuma, entulhos, lixos variados. O grupo teve o apoio da unidade móvel do Grupo Auxiliar Civil Albatroz, da Defesa Civil para o recolhimento do lixo.

De acordo com o monitor ambiental Daniel Barroso foram recolhidos 1.400 itens, de 32 tipos de lixos. Em primeiro lugar, restos de cigarros (348 bitucas); em segundo, sacolas plásticas (285); e, em terceiro, pedaços de plásticos variados (189).

A coordenadora pedagógica, Leontina (Lila) do Prado de Almeida, que acompanhou os alunos nas duas atividades, disse que esta é uma maneira de conscientizar os estudantes sobre a própria comunidade e torná-los agentes multiplicadores de transformação no comportamento das pessoas que ali vivem. “O assunto meio ambiente faz parte do conteúdo curricular dos 4º e 5º anos. Essa ação fez com que os estudantes percebessem os problemas da própria comunidade. Cabe a eles modificar a realidade onde vivem”.


0 comentários: