domingo, 20 de janeiro de 2013

Pesquisa revela que mulheres com hipertensão na gravidez têm mais chance e ter bebês prematuros


               A pesquisa “Fatores de risco para casos de prematuridade na cidade de Caraguatatuba”, concluída recentemente pela funcionária Elaine Avelar, que atua na UTI neonatal do Hospital Stella Maris, demonstrou que mulheres do Litoral Norte que “deram a luz” a bebês prematuros, tiveram hipertensão na gravidez ou/e não participaram de grupo educativo de Pré-natal. 
Elaine Avelar finalizou a pesquisa em dezembro de 2012 e teve aprovado o seu Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem no Centro Universitário Módulo. Ela explica que as Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que administram o Stella Maris, e membros do Centro de Estudos do Hospital, deram apoio a sua pesquisa e deixaram a disposição os prontuários das parturientes.


            Elaine entrevistou 20 mulheres que tiveram bebês o ano passado, com menos de 37 semanas de gestação, e os resultados foram que 45% eram primigestas (primeira gravidez), 50% tiveram doença hipertensiva específica da gestação, 65% passaram por situações de estresse, 75% não planejaram a gravidez e 83% não participaram de nenhum grupo pré-natal.

            “Sempre quis saber o motivo de bebês nascerem antes dos nove meses. Depois que tive um bebê prematuro, decidi pesquisar”, explica Elaine. O projeto que começou como uma Iniciação Científica na graduação obteve resultados muito satisfatórios e foi ampliado para a monografia de conclusão de curso.

            Elaine confirma que sua pesquisa indicou também os setores/procedimentos que podem ser melhorados na área pré-natal. “É fundamental tanto cuidar dos pacientes, como estudar os casos médicos”, conclui.

Centro de Estudos - O Stella Maris busca estar atualizado aos avanços técnicos e científicos da medicina e áreas correlatas. Em 2013 pretende continuar os estudos e divulgar os casos clínicos que são tratados no Hospital.

            Elaine trabalha no Hospital há mais de dois anos e está feliz com a reabertura do Centro de Estudos do Stella Maris que visa auxiliar e promover o desenvolvimento de pesquisas, além de dar suporte técnico aos médicos, enfermeiros e demais profissionais. O local também conta com mesas, cadeiras, livros, relatórios e computador com a assinatura virtual do Banco de Dados “Bireme” que disponibiliza informações técnico-científicas geradas pelas instituições acadêmicas e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Bruna Vieira Guimarães/gentecom.com.br
Crédito das fotos: Arquivo pessoal
Caraguablog/JFPr

0 comentários: